Descomplicando as tecnologias assistivas


Arte com fundo roxo e o texto em branco destacado: "Descomplicando: tecnologias assistivas do Google”. Há a ilustração de uma mulher usando um computador e, no rodapé, os logos do Web para Todos e do Google.

Quem trabalha com acessibilidade digital precisa conhecer as tecnologias assistivas e entender como elas funcionam e interagem com sites e aplicativos. Isso ajuda a ter uma noção melhor do por que é importantíssimo construir, desenvolver e manter canais digitais acessíveis. 

Serviços de acessibilidade para dispositivos Android

O sistema Android possui alguns serviços de acessibilidade padrão que foram desenvolvidos diretamente pelo Google. Normalmente, eles já vêm instalados nos dispositivos, mas também podem ser baixados na Google Play Store de forma gratuita. Vamos conhecer alguns deles?

Selecionar para ouvir

A funcionalidade é bastante simples e permite ouvir o que está sendo mostrado na tela do aparelho, como um site ou uma descrição de imagem, por exemplo. Acionada pelo toque na tela, é possível pausar, acelerar, diminuir a velocidade ou cancelar a leitura como um todo. Essa é uma tecnologia assistiva bastante utilizada por quem tem  baixa visão e também pessoas idosas com dificuldade de enxergar devido a problemas causados pela idade.

Talkback

O leitor de telas, específico para smartphones, funciona da mesma forma que um leitor de telas tradicional para desktop: você interage pelo aparelho por meio de gestos e ele lê os conteúdos. O recurso é voltado principalmente para pessoas com deficiências visuais severas (cegueira e baixa visão). Dá para navegar pelo toque, passando o dedo por cima do aparelho enquanto ele fala o que está sendo selecionado, ou usar movimentos como fazer um gesto da esquerda para direita para avançar, da direita para esquerda para retornar, dar um toque duplo na tela para abrir um aplicativo e até configurar gestos especiais.

Aplicativo de ampliação

A funcionalidade permite aumentar o zoom para enxergar melhor a tela do celular, como se você estivesse usando uma lupa. Dá para pinçar algum conteúdo usando dois dedos sobre a tela e navegar por ela pelo movimento do dedo. É útil para quem possui  baixa visão, que não precisa do suporte do leitor de telas, e também para pessoas idosas.

Menu de acessibilidade 

Relativamente novo, já que foi lançado há pouco mais de um ano, permite configurar um menu com os serviços de acessibilidade que a pessoa mais usa no dia a dia, além de permitir configurar e acessar, via software, botões físicos do celular, como liga e desliga e aumentar e diminuir o volume, o que facilita o uso por pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida.

Acesso com interruptor

Funcionalidade que permite pessoas com tetraplegia, paralisia cerebral, limitações de movimentos, entre outras, interagir com seu telefone por meio do auxílio de um pequeno botão ou par de botões externos.

Quer testar o recurso, mas não tem um botão externo? É possível configurar um botão do celular ou mesmo um teclado bluetooth para o uso.

Outros serviços

Google BrailleBack

Integra o celular com display ou teclado Braille reduzidos.

Lookout: visão assistida

Sistema de reconhecimento de imagens e caracteres que descreve o ambiente ao redor para auxiliar a locomoção de quem tem deficiência visual.

Voice access

A ferramenta permite que a pessoa opere seu celular por meio da voz. Ela ainda não está disponível em português, mas não deve demorar para expandir para outros idiomas.

Amplificador de som

Tecnologia assistiva que filtra, aumenta e amplifica o som ao seu redor, podendo tornar, por exemplo, a voz humana mais clara e mais fácil de ser percebida por quem tem algum tipo de deficiência auditiva, incluindo pessoas com implante coclear ou usuárias de outros aparelhos auditivos.

Tecnologias assistivas para Chromebook

Os exemplos de tecnologia assistiva listados a seguir também podem ser encontrados em outros dispositivos com sistemas Windows e iOS.

Chrome vox

Leitor de tela do sistema Chrome OS que também permite aumentar o zoom da tela e mexer em funcionalidades como alto contraste e modo de visualização preto ou em tons de cinza. 

Selecionar para ouvir e acesso com interruptor

Funciona da mesma maneira que em celulares Android, conforme descrito anteriormente.

Ditador

Permite escrever em qualquer campo ou arquivo de texto no Chromebook por meio da voz.

Legendas automáticas

Geração de legenda por meio da inteligência artificial do Google. Importante ressaltar que legendas automáticas ainda não garantem uma boa qualidade e que elas devem ser sempre incluídas manualmente por quem publicar o vídeo na web.

Descrição de imagens

Quando as descrições de imagens não estiverem preenchidas, o Chrome OS pode gerá-las por meio do uso de inteligência artificial (sem versão em português, por enquanto). Importante destacar aqui também que esse tipo de recurso automático não substitui a descrição feita manualmente, que sempre ser´a mais precisa e completa.

Cliques automáticos

Ativa botões e links apenas com o movimento do mouse, sem necessidade de clique. 

*Este conteúdo faz parte do conhecimento criado para o evento do Movimento Web para Todos em parceria com o Google, que aconteceu em outubro de 2021.

Assista ao encontro “Descomplicando as tecnologias assistivas” na íntegra:


Confira também:

Outras novidades